11-3077-3647

11-98330-0227

HIPOSPÁDIA

Hipospádia é uma malformação congênita da uretra e do pênis, caracterizada pela implantação anormal do meato uretral, fora da região distal da glande. O mesmo pode estar localizado abaixo da glande ou em qualquer área da uretra peniana ou próximo ao ânus (períneo). A incidência é de 1/300 meninos nascidos.

Na maioria dos casos, é acompanhada por uma alteração da pele (prepúcio) que recobre a glande (cabeça do pênis). Geralmente o prepúcio passa a ter o formato de um capuz.

Entre 75% e 87% dos casos manifestam na forma distal ou tipo coronal, ou seja meato urinário mais próximo a extremidade do pênis. Esta forma possui o procedimento de intervenção cirúrgico menos complexo, e maior possibilidade de êxito na primeira intervenção.

Em 12 a 20% dos pacientes temos antecedentes familiares de hipospádia.

Aproximadamente 10% dos meninos com Hipospádia também terão testículos fora da bolsa escrotal (Criptorquidia), necessitando investigação diagnóstica e tratamento cirúrgico.

Também é freqüente a ocorrência de Hérnias inguinais.

Esta mal formação ocorre por vários fatores, podendo ser genético (ex: Síndrome de Reifenstein) e/ou hormonal (ex: deficiência da enzima "5-alfa-redutase" ou deficiência de receptores hormonais a nível celular do pênis).



O encurvamento distal persistente (chordee) é devido à falta de desenvolvimento normal do corpo esponjoso que envolve a uretra.

A correção da hipospádia é possível e segura, podendo o procedimento cirúrgico ser realizado com anestesia local e sedação.

Geralmente as hipospádias estão associadas à curvatura do pênis para baixo durante a ereção.

Há necessidade de avaliação, e quando constatada, é possível a correção da curvatura e da hipospádia ao mesmo tempo, se for o caso.

Quanto à técnica cirúrgica, varia conforme a idade do paciente, o tipo de hipospádia.

Benefícios do tratamento cirúrgico:

• Permitir que o paciente urine de pé;
• Melhora estética;
• Evitar as conseqüências psicológicas de órgãos genitais com malformações;
• Permitir que no futuro o paciente tenha função sexual normal.

AGENDAMENTO DE CONSULTAS

11-3077-3647

11-98330-0227

Clique aqui para falar conosco.