PRÓTESE DE TESTÍCULO

No caso de testículos ausentes, pequenos ou atrofiados, podem ser implantadas próteses testiculares que são feitas de silicone cirúrgico, com ótimo aspecto estético. Dependendo do caso, pode ser preservado o testículo pequeno e acrescentada a prótese testicular.

A ausência, atrofia ou perda do testículo pode ser causada por:

- Pacientes com ausência de testículo congênito ou que atrofiaram pela falta de descida para o saco escrotal (chamada de Criptorquidia, que ocorre em 0,1% nos recém nascidos), traumas físicos, torção de testículo e processos infecciosos (orquites, DST, caxumba).

- Pacientes em tratamento de câncer de testículo, quando indicado a retirada do testículo afetado (orquiectomia), pode ter implantada no mesmo ato a prótese de testículo.

Os pacientes com ausência dos dois testículos (criptorquidia), normalmente necessitam de tratamento com reposição hormonal para manutenção do quadro fisiológico geral e sexual.

Geralmente esse tratamento deve ocorrer durante a infância para minimização dos riscos de tumores testiculares devido ao aumento da temperatura dos testículos que estão localizados fora da bolsa escrotal,(no trajeto entre os rins e a bolsa escrotal).

A maior incidência do câncer de testículo se dá entre os 15 e 35 anos de idade.

A prótese testicular proporciona aparência e consistência muito próxima de um testículo normal, sendo muito difícil que alguém perceba a diferença, tem como principal função o bem estar psicológico do paciente. Os resultados são estéticos, não deixando o aspecto vazio que incomoda o paciente, trazendo uma melhor satisfação quanto à qualidade de vida.